quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Educação Ambiental na Escola Maria Luiza Barbosa

Nesta terça-feira (22) foram ministradas palestras na Escola Maria Luiza Barbosa, tendo como tema "O Lixo", visando uma preservação dos recursos naturais e mostrando impactos no meio ambiente e na saúde da comunidade.

A ação foi uma iniciativa da escola, juntamente com o "Projeto Eu Conto, Tu Contas", que entraram em contato com a Fundação para realizar uma parceria. Eles nos mostraram um bosque próximo a escola onde a população deposita lixo, sendo este um lugar que pode ser usado como área verde para recreação e preservação ambiental. Com isso, as ações começaram com as palestras para alunos da 5ª, 6ª, 7ª e 8ª série, na próxima segunda-feira (28) será realizada a limpeza do bosque com a participação dos alunos, professores e equipe da FUNDEMA. Para encerrar na terça-feira (29) os alunos realizaram uma visita na COOCIMA.

FUNDEMA recebe doação de mudas do Lions Clube

A Fundação Municipal do Meio Ambiente recebeu ontem (22), a doação de 150 mudas nativas do Lions Clube Caçador Centro, para o plantio nas margens do Rio do Peixe.

As mudas foram adquiridas pelo membro Ademir Gatti, para que sejam utilizadas no enriquecimento das margens do Rio do Peixe, próximo a beira rio. Ademir afirma que por utilizar frenquentemente a rua e por estar preocupado com a preservação daquele local, resolveu fazer a sua parte, com essa doação.

As mudas das mais diversas espécies e na maioria frutíferas serão plantadas nas próximas semanas, em uma ação que será organizada pela fundação. A FUNDEMA agradece a todos os membros do Lions Clube Caçador Centro e especialmente à Ademir Gatti pela preocupação e demonstração de respeito à natureza.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Campanha de Coleta de Sementes e Frutos

Com a chegada do verão, ocorre a frutificação da maioria das espécies nativas da nossa região. E para que a FUNDEMA possa alcançar seu objetivo de produzir 30.000 mudas de espécies nativas para o ano de 2012 e diversificar as espécies produzidas atualmente no Horto Florestal, a Fundação lança a campanha de coleta de sementes e frutos de espécies nativas 2011/2012.

Os cidadãos que quiserem participar dessa campanha podem entregar frutos e sementes na sede da FUNDEMA no Bairro Gioppo (Antiga Oficina da Prefeitura), ou entrar em contato pelo telefone 3567-2880, agendando um horário para que a equipe da FUNDEMA passe coletar o material. É importante que esse contato ocorra logo após a coleta, para que apresentem maior poder germinativo no momento do plantio.

Podem ser coletadas qualquer espécie nativa que esteja frutificando no período. É importante, caso seja possível, identificar a espécie para facilitar o plantio, já que algumas espécies possuem dormência, necessitando tratamentos pré-germinativos para que possua uma germinação satisfatória.

A seguir estão listadas algumas espécies e os meses em que ocorrem a frutificação:

Nome Comum

Nome Científico

MESES

NOV

DEZ

JAN

FEV

MAR

Vassourão-preto

Vernonia discolor

Pimenteira

Capsicodendron dinisii

Capororoquinha

Myrsine coriacea

Guamirim

Blepharocalyx salicifolius

Espinheira-santa

Maytenus ilicifolia

Vacum

Allophylus edulis

Ipê-amarelo

Handroanthus albus

Camboatá

Cupania vernalis

Canela-lajeana

Ocotea pulchella

Cereja

Eugenia involucrata

Uvaia

Eugenia pyriformis

Pinho-bravo

Podocarpus lamberti

Miguel-pintado

Matayba elaeagnoides

Vassourão-branco

Piptocarpha angustifolia

Canela-guaicá

Ocotea puberula

Guabirova

Campomanesia xanthocarpa

Erva-mate

Ilex paraguariensis

Bracatinga

Mimosa scabrella

Guabijú

Myrcianthes pungens

Mamica-de-porca

Zanthoxylum rhoifolium

Branquilho

Sebastiania commersoniana

Caroba

Jacaranda puberula

Ingá

Inga lentiscifolia

Araçá

Psidium cattleianum

Aroeira

Schinus terebinthifolius

Sete-capotes

Campomanesia guazumifolia

Imbuia

Ocotea porosa

Cambará

Gochnatia polymorpha

Goiaba-serrana

Acca sellowiana

Guaraperê

Lamanonia speciosa

A FUNDEMA agradece, desde já, a colaboração da população caçadorense na campanha e coloca-se a disposição para eventuais dúvidas.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Maus tratos a animais

Com a maciça utilização das redes sociais nos dias de hoje, como Facebook e Twitter, surgem mais e mais campanhas contra os maus tratos aos animais. Isso reflete a mudança de comportamento de muitas pessoas que  passaram a se importar com a segurança e o bem-estar de animais, como cães e gatos, que antes eram considerados apenas uma propriedade, dando aos seus donos direito de tratá-los como bem entendiam.

Atualmente no Brasil, os maus-tratos aos animais são considerados crimes,  puníveis de acordo com o art. 32 da Lei Federal n. 9.605/98 – Lei dos Crimes Ambientais. Neste artigo está previsto pena de 3 meses a 1 ano de detenção àquele que praticar abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais domésticos, domesticado, silvestre nativo ou exótico.

São exemplos de maus tratos:

  •  Praticar ato de abuso ou crueldade em qualquer animal;
  • Manter animais em lugares anti-higiênicos ou que lhes impeçam a respiração, o movimento ou o descanso, ou os privem de ar ou luz;
  • Obrigar animais a trabalhos excessivos ou superiores às suas forças e a todo ato que resulte em sofrimento para deles obter esforços que, razoavelmente não se lhes possam exigir senão com castigo;
  • Golpear, ferir ou mutilar voluntariamente qualquer animal.
  • Abandonar animal doente, ferido, extenuado ou mutilado, bem como deixar de ministrar-lhe tudo o que humanitariamente se lhe possa prover, inclusive assistência veterinária;
  • Não dar morte rápida, livre de sofrimento prolongado, a todo animal cujo extermínio seja necessário para consumo ou não;
  • Atrelar animais a veículos sem os apetrechos indispensáveis, como sejam balancins, ganchos e lanças ou com arreios incompletos;
  • Utilizar em serviço, animal cego, ferido, enfermo, extenuado ou desferrado sendo que este último caso somente se aplica a localidades com ruas calçadas;
  • Fazer viajar um animal a pé mais de dez quilômetros sem lhe dar descanso, ou trabalhar mais de seis horas continuas, sem água e alimento;
  •  Ter animal encerrado juntamente com outros que os aterrorizem ou molestem;
  • Realizar ou promover lutas entre animais da mesma espécie ou de espécie diferente.

Como denunciar.

No município de Caçador as denúncias de maus tratos podem ser feitas de duas formas:


1.       Junto à FUNDEMA: As denúncias serão verificadas pelo Fiscal Ambiental e pela Médica Veterinária.  Se constatado o mau trato, a denúncia será encaminhada à Polícia Ambiental para que seja aberto o processo criminal. No caso de não ser confirmada, mas as condições do animal puderem ser melhoradas, o proprietário receberá as orientações necessárias  Lembrando que a FUNDEMA atende apenas as denúncias onde o animal apresenta sinais evidentes de desnutrição, doença, exposição permanente as interpéries, ou lesões sem tratamento, onde o abuso  possa ser comprovado através de laudo veterinário.

2.       Através da Polícia Civil ou da Polícia Ambiental: O denunciante deverá lavrar um Boletim de Ocorrência (B.O.). A polícia então chamará o denunciado para prestar esclarecimentos. O denunciante deverá apresentar provas concretas, como fotos, filmagens ou outras testemunhas que comprovem o ocorrido, uma vez que sem provas não será possível levar o processo adiante.

A apresentação de provas é de extrema importância, principalmente nos casos de espancamento, abandono, sacrifício de filhotes, rinhas, etc, pois dificilmente os fiscais ou policiais conseguem surpreender o denunciado no momento em que o abuso ocorre, tendo que comprovar o ocorrido através de evidências como fotos, vídeos ou testemunho de várias pessoas que confirmem o fato. 



A reprodução deste artigo é autorizada desde que a fonte seja citada.