quarta-feira, 28 de março de 2012

Fundema inicia rede de abastecimento ao Aeroporto

A equipe de manutenção da Fundação Municipal do Meio Ambiente iniciou no dia de hoje a execução da rede de abastecimento entre o reservatório da CASAN, localizado ao lado da Guararapes e o Aeroporto Municipal Carlos Alberto da Costa Neves.


A rede começou a ser feita a partir dos novos hangares construídos no Aeroporto e seguirá nas margens da Rodovia Avelino Mandelli, até ao reservatório ao lado da Guararapes. Além do fornecimento de água para esses novos hangares, essa obra já fornecerá água tratada para o novo terminal que será construído no local.



A obra deveria ser realizada por uma empresa terceirizada, porém devido ao valor estimado não houve participação de nenhuma empresa, com isso a Fundema assumirá a realização dessa obra com sua equipe de manutenção, visando resolver logo essa pendência.

Pedimos a todos que utilizam essa rodovia, para que redobrem o cuidado nos próximos dias, devido a presença de máquinas na pista durante a execução desta obra.

terça-feira, 27 de março de 2012

O Engenheiro Ambiental e suas atribuições


O Engenheiro Ambiental é o profissional que tem formação técnico-científica reconhecida, ele desenvolve e aplica técnicas de preservação e monitoramento da qualidade da água, ar e solo.  Atua nas áreas de georreferenciamento, elabora relatórios de impacto ambiental e planos para o uso de recursos naturais, presta assistência, assessoria e consultoria para empresas, órgãos públicos e ONGs, estuda meios de reutilização de resíduos, desenvolve e executa projetos de recuperação de áreas poluídas e atua nos processos de gestão e certificação ambiental, supervisiona, coordena e orienta tecnicamente, realiza estudo de viabilidade técnico-econômica, realiza vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico, pode atuar também nas áreas de ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio, divulgação técnica e extensão, elabora orçamentos, gerencia a padronização, mensuração e controle de qualidade, executa obra, desenho e serviço técnico, fiscaliza obras, serviços e conduz trabalhos técnicos. 
O que diferencia o engenheiro ambiental dos demais profissionais que atuam na área ambiental é que, além de identificar e avaliar a dimensão de um determinado problema, ele consegue propor a melhor solução, projetá-la, implantá-la e monitorá-la. 

    Vale ressaltar que conforme disposto na Lei nº 5194/66, o profissional só está legalmente habilitado a exercer a profissão após o seu registro no Conselho Regional, portanto, a universidade capacita profissionalmente e o CREA habilita legalmente, sendo responsabilidade do Conselho Federal determinar as atribuições dos profissionais conforme a grade curricular estudada.

Equipe de Manutenção finaliza pinguela na Ponte do Trabalhador

A equipe de manutenção da Fundação Municipal do Meio Ambiente esteve durante a semana passada refazendo a pinguela, construída para o deslocamento dos moradores que moram nos Bairros Santa Catarina e Vila Kurtz.

A obra foi executada pela empresa que está construindo a ponte do Trabalhador, e devido às condições apresentadas à população que ali transita, foi interditada através de oficio pelo Ministério Público e Laudo Técnico da Defesa Civil. Devido a essa situação, a Prefeitura Municipal solicitou à Fundema que reconstruísse a obra, dando uma maior segurança aos munícipes que utilizam ela no seu dia-a-dia.




As obras começaram na segunda-feira (19) visando solucionar as irregularidades. Inicialmente foi feita a demolição da pinguela existente, reconstrução de toda estrutura, como a colocação de novos cabos de aço, possibilitando erguer a mesma em relação ao nível do rio. Também foi colocado um novo assoalho, refeito os acessos em ambos os lados e colocado mata-juntas nas partes inclinadas para evitar que as pessoas possam ter algum risco de queda. A obra foi finalizada na sexta-feira (23), com a colocação de tela de metal nas laterais e recebimento de pintura nas entradas.




A Fundema informa que a mesma não deve ser utilizada por nenhum veículo automotor (motos), como ocorreu na noite de quinta-feira. Assim pedimos a todos que freqüentam o local que cuidem e denunciam esses casos de sobrepeso e vandalismo que já ocorreram depois da reforma.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Água


O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992 e é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) estão sendo contaminadas, poluídas e degradadas pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
A poluição da água indica que um ou mais de seus usos foram prejudicados, podendo atingir o homem de forma direta, pois ela é usada por este para ser bebida, para tomar banho, para lavar roupas e utensílios e, principalmente, para sua alimentação e dos animais domésticos. Além disso, abastece nossas cidades, sendo também utilizada nas indústrias e na irrigação de plantações. Por isso, a água deve ter aspecto limpo, pureza de gosto e estar isenta de microorganismos patogênicos, o que é conseguido através do seu tratamento, desde a retirada dos rios até a chegada nas residências urbanas ou rurais. A água de um rio é considerada de boa qualidade quando apresenta menos de mil coliformes fecais e menos de dez microorganismos patogênicos por litro (como aqueles causadores de verminoses, cólera, esquistossomose, febre tifóide, hepatite, leptospirose, poliomielite etc.). Portanto, para a água se manter nessas condições, deve-se evitar sua contaminação por resíduos, sejam eles agrícolas (de natureza química ou orgânica), esgotos, resíduos industriais, lixo ou sedimentos vindos da erosão.
Mas como devemos comemorar o Dia Mundial da Água? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças entre outras); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.


quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia Mundial da Floresta

Em 21 de março, comemora-se o Dia Mundial da Floresta, mas afinal de contas, qual é a importância das florestas?
Em primeiro lugar, florestas são os habitats naturais de milhares de espécies tanto de animais quanto de plantas. Proteger o habitat de uma espécie é, também, protegê-la diretamente.
Além disso, as florestas são importantes para fixar o solo. Terra repleta de raízes dificilmente desliza, mesmo em caso de chuvas. Há, é claro, exceções – mas quando se trata de uma catástrofe que pode matar tantas pessoas, qualquer tipo de ajuda é válida.
As florestas também são vitais para o ciclo da água. Em uma cobertura florestal intacta, a infiltração da água no solo é quase total e a contaminação dos mananciais, mínima. Portanto, protegendo as florestas, teremos água limpa em maior quantidade nos aquíferos.
As árvores também têm a importante capacidade de captar CO² e transformá-lo em oxigênio em sua fotossíntese. Ou seja, são nossas grandes aliadas no combate ao efeito estufa e à má qualidade do ar. Por causa disso, a Amazônia foi chamada, durante muitos anos, de “pulmão do mundo”. Provou-se, entretanto, que a floresta consome ao menos 65% do O² que produz.

Uma definição mais acurada seria “ventilador do mundo” ou “ar condicionado do mundo”, já que desempenha um grande processo de resfriamento global graças aos altos índices de evaporação.
Já que falar de proteção ao meio ambiente como uma questão ética não funciona, ainda podemos atingir as pessoas onde mais dói: no bolso. O IBAMA, em seu Projeto de Valoração Ambiental, estimou que a biodiversidade brasileira valeria pelo menos R$ 4 trilhões – mais de três vezes o PIB brasileiro da época.

Então, ainda está disposto a abrir mão de tudo isso?

Fonte: Canal Azul TV

quarta-feira, 14 de março de 2012

Dia Nacional dos Animais


Campanha Anticoncepcional no Ulisses Guimarães


        Foi realizada na semana passada a primeira etapa da campanha anticoncepcional em gatas e cadelas 2012.
        A ação foi realizada no bairro Ulisses Guimarães e foram atendidos 66 animais, sendo 19 gatas e 47 cadelas.
        Além do anticoncepcional a população recebeu orientações a respeito da saúde e bem-estar de seus animais.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Mutirão de Limpeza no Bairro dos Municípios

A equipe da FUNDEMA continua durante essa semana realizando as limpezas das ruas do Bairro dos Municípios. Após as ruas Itapiranga e Blumenau serem isoladas na sexta-feira (24), devido ao transtorno causado pelas chuvas no processo de instalação de adutora.

O mutirão de limpeza visa garantir a segurança de pedestres e motoristas que transitam pelas vias, que devido as chuvas dos últimos dias, estava dificultando o tráfego dos veículos devido a lama formada sobre as ruas.


Além da raspagem do barro, está sendo feita a retirada do excesso de terra localizado nas laterais das ruas, retiradas dos paralelepípedos que foram removidos na perfuração e colocação de pedra brita no local em que houve a abertura para a passagem da tubulação. Após estabilização dos buracos, os mesmos serão asfaltados pela Secretaria de Infra Estrutura.

Esses trabalhos têm o intuito de solucionar os transtornos causados pelas chuvas durante as obras na localidade para aumentar abastecimento de água no Municípios. A obra em questão é a instalação de uma adutora de 200 milímetros, ligando a estação de recalque situada na Avenida Fahdo Thomé até os reservatórios no alto do Bairro dos Municípios, que deve ser finalizada na próxima semana, com isso, será aumentada a capacidade de bombeamento e a vazão da água para essa localidade.


A FUNDEMA pede a todos os cidadãos que tenham calma durante esses dias, evitando circular no local, para que a limpeza seja finalizada o mais rápido possível, e que o local possua condições adequadas para os munícipes.