sexta-feira, 3 de maio de 2013

Divisão de Serviços de Saneamento Básico

Saneamento básico é o conjunto de algumas medidas ou políticas específicas que são adotadas em uma região, para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos habitantes, além de preconizar a conservação dos recursos naturais.
O abastecimento de água potável, o esgotamento sanitário, o manejo de resíduos sólidos e a drenagem das águas pluviais formam o conjunto de serviços que integram o saneamento básico. 
Abastecimento de Água no nosso município é realizado através de uma gestão associada entre a prefeitura municipal e a CASAN. Quando ocorrem épocas de estiagem com situações de falta d’água, a Fundema disponibiliza um caminhão pipa para realizar o abastecimento em creches, escolas, postos de saúde e hospitais, além de fiscalizar os serviços realizados pela CASAN.
Esgotamento Sanitário contempla as ações de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequada dos esgotos sanitários, desde as ligações iniciais até o seu lançamento final no meio ambiente. Atualmente existe no município uma ETE – Estação de Tratamento de Efluentes em operação no Loteamento Ulysses Guimarães que abrange o Loteamento Ulysses Guimarães, Cerro Bonito, Santa Terezinha, e parte do Bairro Martello a qual é gerenciada e operada por uma equipe da Fundação.
Manejo de Resíduos Sólidos tem como característica principal a limpeza urbana onde atualmente são realizadas dois tipos de coleta. A coleta seletiva e a coleta convencional. O material passível de reciclagem é encaminhado até a Cooperativa Cidadania e Meio Ambiente (COOCIMA), onde é separado e revendido, sendo o valor da venda revertido para os cooperados. Já a coleta convencional é realizada pela empresa Meioeste e os resíduos são encaminhados ao aterro sanitário municipal para que sejam dispostos de maneira ambientalmente correta. Com relação a outros tipos de resíduos como os de Saúde, por exemplo, o gerador é o responsável pela destinação adequada, que no caso consiste em contratar uma empresa especializada para realizar o transporte e a destinação final do mesmo.  E com relação a lâmpadas fluorescentes e pilhas? Estes materiais fazem parte da Logística reversa, assim como os pneus, eletroeletrônicos e seus componentes, baterias, óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens. Estes produtos quando já utilizados devem ser devolvidos pelos consumidores no comércio local, preferencialmente no mesmo lugar onde foi comprado, para que este devolva o produto para o fornecedor e assim o mesmo retorna até a fábrica, aí sim terá seu tratamento e destinação adequados. Com relação aos resíduos sólidos a Fundação realiza fiscalizações relacionadas a depósitos irregulares de material reciclável, despejo de entulhos em áreas proibidas, além de auxiliar nos processos de coleta seletiva.
Drenagem Pluvial consiste no escoamento das águas que estão em excesso num determinado terreno, composto por estruturas e instalações de engenharia destinadas ao transporte, retenção, tratamento e disposição final das águas das chuvas, os mais conhecidos são: Guia ou meio-fio, sarjeta, bocas-de-lobo ou bueiros, entre outros.  A Fundema disponibiliza o serviço de limpeza destes componentes, sendo assim qualquer munícipe pode entrar em contato com a fundação e solicitar o serviço.
Na próxima semana falaremos sobre questões relacionadas a Divisão de Serviços Operacionais do Horto Florestal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário