terça-feira, 21 de maio de 2013

Divisão de Limpeza de Ruas, Praças e Jardins



Este é o setor responsável pelos estudos e execuções de projetos na área de paisagismo e ajardinamento, plantio e substituição de plantas, podas e cortes de árvores em locais públicos, vistorias e emissão de laudos técnicos e limpeza urbana. Atuam na prestação de serviços de manutenção de praças, jardins, rótulas, canteiros centrais e marginais de ruas e avenidas da cidade.
O serviço de varrição abrange quase totalidade do Centro e algumas ruas dos bairros Paraíso e Alto Bonito. Os resíduos recicláveis provenientes da varrição são destinados à reciclagem e os resíduos orgânicos e os inservíveis são destinados ao aterro sanitário municipal. Estima-se que este serviço está atendendo aproximadamente 1900 domicílios.
.A capina de ruas de calçamento, a limpeza e raspagem de detritos, terra ou areia que se acumulam nas vias públicas são realizadas mecanicamente através de duas máquinas, que percorrem gradativamente as ruas da cidade. Com relação a capina, atualmente é proibida na forma química (com o uso de herbicidas) pela lei estadual no 14734 de 2009, sendo assim o processo torna-se mais lento, uma vez que deve ser realizado da forma tradicional.
A poda de árvores localizadas em vias públicas é realizada por dois funcionários com a ajuda de um caminhão guindaste, conforme a figura abaixo.


O serviço de jardinagem é realizado o ano inteiro e consiste em: plantio de árvores, replantio de flores (no verão e no inverno), roçadas, capina e atividades gerais para a manutenção e embelezamento das praças e dos trevos de Caçador.
Na próxima semana falaremos sobre a Divisão de Controle de Zoonoses e defesa dos animais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário