sexta-feira, 24 de maio de 2013

Divisão de Controle Populacional e Bem Estar Animal

A Divisão de Controle Controle Populacional e Bem Estar Animal tem como objetivos o controle e prevenção de doenças transmitidas ao ser humano por animais (zoonoses), o controle populacional de cães e gatos de rua e a promoção do bem-estar animal.
            Para isso realiza as seguintes atividades junto à comunidade de Caçador:

Resgate de Animais de Rua. Animais de rua atropelados ou enfermos recebem tratamento veterinário e são encaminhados para adoção. Para que isso ocorra é necessário que um membro da comunidade se responsabilize pelo animal, fornecendo lar temporário durante o tratamento e o tempo necessário para que o animal seja adotado.
A FUNDEMA não faz o recolhimento de animais saudáveis.


Adoção de Animais. Os animais resgatados são encaminhados para adoção e tem castração garantida. Os interessados em adotar podem se dirigir diretamente a sede da FUNDEMA ou visitar uma das feiras de adoção que são realizadas durante o ano.
A FUNDEMA também auxilia os membros da comunidade que necessitam colocar animais para adoção através da divulgação de fotos em jornais, em nosso blog e no facebook.
Controle de zoonoses. Distribuição gratuita de vermífugos e medicação para sarna. Os interessados podem retirar as medicações diretamente na FUNDEMA.
Controle Populacional de Cães e Gatos. Esse controle é realizado de duas formas: através da castração cirúrgica dos animais resgatados pela fundação e através da distribuição gratuita de anticoncepcional injetável. Esses últimos são distribuídos na própria FUNDEMA e durante as campanhas de controle populacional realizadas nos bairros.
Educação da População.  Desenvolvimento dos conceitos de bem-estar animal e posse responsável junto à população através de palestras e atividades nas escolas, durante as campanhas de controle populacional e eventos realizados pela prefeitura.
Denúncias de maus-tratos a animais. A FUNDEMA atende exclusivamente os casos de maus-tratos em que o animal encontra-se ferido ou extremamente debilitado. Os demais casos, como espancamentos, envenenamentos, etc., necessitam que seja realizado Boletim de Ocorrência pelo denunciante junto à polícia Ambiental.

Na próxima semana falaremos das demais funções da FUNDEMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário