sexta-feira, 22 de março de 2013

DIA MUNDIAL DA ÁGUA


Dia Mundial da Água foi criado em 1993 pela ONU, com o objetivo de realizar no Dia 22 de Março de cada ano atividades que promovessem a conscientização pública através de divulgação de documentários, organização de conferências, seminários e exposições relacionadas à preservação dos recursos hídricos.  
Este ano o tema é: Cooperação pela água.
Todas as partes interessadas, incluindo as organizações governamentais e internacionais, o setor privado, a sociedade civil e as universidades, além é claro de toda a comunidade, deverão estudar maneiras de gerenciar os recursos hídricos durante todo este ano. Deverão também engajar-se, dedicando atenção especial aos meios de vida das pessoas mais humildes e mais vulneráveis. As escolhas feitas no campo da gestão da água também devem ser constantes e devem atuar juntamente com outras políticas governamentais, e vice-versa.
 É de crucial importância mobilizar, em nível local, depois regional, estadual e federal, a vontade política e o comprometimento com as questões da água. Igualmente importantes são a visão de futuro e a boa vontade para considerar caminhos inovadores para abordar a cooperação entre todos os níveis de administração. Atualmente, debates abertos sobre as questões relacionadas aos recursos hídricos, bem como a ampla participação de cidadãos na tomada de decisões, fator-chave para promover a boa governança e um clima de responsabilidade e de transparência, podem estimular ações colaborativas e compromissos políticos, visto que cada região apresenta necessidades específicas que devem ser levadas em consideração para o bom gerenciamento da questão. Promover uma cultura de consultas e aumentar capacidades participativas são ações que poderão ocasionar benefícios em todas as áreas, incluindo a gestão colaborativa de recursos hídricos.
A história tem mostrado que a natureza vital da água doce é um grande incentivo para a cooperação e o diálogo, obrigando as partes interessadas a entrarem em consenso, até mesmo nos pontos de vista mais divergentes. Frequentemente, a água une mais do que divide as pessoas e as sociedades, visto que é um patrimônio comum da humanidade, de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida.