sexta-feira, 24 de maio de 2013

Divisão de Controle Populacional e Bem Estar Animal

A Divisão de Controle Controle Populacional e Bem Estar Animal tem como objetivos o controle e prevenção de doenças transmitidas ao ser humano por animais (zoonoses), o controle populacional de cães e gatos de rua e a promoção do bem-estar animal.
            Para isso realiza as seguintes atividades junto à comunidade de Caçador:

Resgate de Animais de Rua. Animais de rua atropelados ou enfermos recebem tratamento veterinário e são encaminhados para adoção. Para que isso ocorra é necessário que um membro da comunidade se responsabilize pelo animal, fornecendo lar temporário durante o tratamento e o tempo necessário para que o animal seja adotado.
A FUNDEMA não faz o recolhimento de animais saudáveis.


Adoção de Animais. Os animais resgatados são encaminhados para adoção e tem castração garantida. Os interessados em adotar podem se dirigir diretamente a sede da FUNDEMA ou visitar uma das feiras de adoção que são realizadas durante o ano.
A FUNDEMA também auxilia os membros da comunidade que necessitam colocar animais para adoção através da divulgação de fotos em jornais, em nosso blog e no facebook.
Controle de zoonoses. Distribuição gratuita de vermífugos e medicação para sarna. Os interessados podem retirar as medicações diretamente na FUNDEMA.
Controle Populacional de Cães e Gatos. Esse controle é realizado de duas formas: através da castração cirúrgica dos animais resgatados pela fundação e através da distribuição gratuita de anticoncepcional injetável. Esses últimos são distribuídos na própria FUNDEMA e durante as campanhas de controle populacional realizadas nos bairros.
Educação da População.  Desenvolvimento dos conceitos de bem-estar animal e posse responsável junto à população através de palestras e atividades nas escolas, durante as campanhas de controle populacional e eventos realizados pela prefeitura.
Denúncias de maus-tratos a animais. A FUNDEMA atende exclusivamente os casos de maus-tratos em que o animal encontra-se ferido ou extremamente debilitado. Os demais casos, como espancamentos, envenenamentos, etc., necessitam que seja realizado Boletim de Ocorrência pelo denunciante junto à polícia Ambiental.

Na próxima semana falaremos das demais funções da FUNDEMA.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Divisão de Limpeza de Ruas, Praças e Jardins



Este é o setor responsável pelos estudos e execuções de projetos na área de paisagismo e ajardinamento, plantio e substituição de plantas, podas e cortes de árvores em locais públicos, vistorias e emissão de laudos técnicos e limpeza urbana. Atuam na prestação de serviços de manutenção de praças, jardins, rótulas, canteiros centrais e marginais de ruas e avenidas da cidade.
O serviço de varrição abrange quase totalidade do Centro e algumas ruas dos bairros Paraíso e Alto Bonito. Os resíduos recicláveis provenientes da varrição são destinados à reciclagem e os resíduos orgânicos e os inservíveis são destinados ao aterro sanitário municipal. Estima-se que este serviço está atendendo aproximadamente 1900 domicílios.
.A capina de ruas de calçamento, a limpeza e raspagem de detritos, terra ou areia que se acumulam nas vias públicas são realizadas mecanicamente através de duas máquinas, que percorrem gradativamente as ruas da cidade. Com relação a capina, atualmente é proibida na forma química (com o uso de herbicidas) pela lei estadual no 14734 de 2009, sendo assim o processo torna-se mais lento, uma vez que deve ser realizado da forma tradicional.
A poda de árvores localizadas em vias públicas é realizada por dois funcionários com a ajuda de um caminhão guindaste, conforme a figura abaixo.


O serviço de jardinagem é realizado o ano inteiro e consiste em: plantio de árvores, replantio de flores (no verão e no inverno), roçadas, capina e atividades gerais para a manutenção e embelezamento das praças e dos trevos de Caçador.
Na próxima semana falaremos sobre a Divisão de Controle de Zoonoses e defesa dos animais.






sexta-feira, 10 de maio de 2013

Divisão de Serviços Operacionais do Horto Florestal

Esta é a divisão responsável pela produção de mudas nativas, plantas ornamentais ou qualquer espécie de interesse para o município. Para a realização deste trabalho, muitas vezes a fundação faz coleta de sementes junto à comunidade, estas sementes são preparadas e em seguida se faz o plantio, as plantas são cultivadas e quando estão prontas são doadas em diversas ações desenvolvidas no município, bem como são emitidas autorizações na própria fundação para quem se interessar em adquirir mudas, vale lembrar que a fundação faz doação apenas de mudas de nativas.  
Além disso, a divisão é responsável pela autorização e controle dos serviços de poda, corte e supressão vegetal1 na área urbana. Quando uma árvore que está plantada na calçada precisa de poda ou deve ser cortada, por questões que envolvem risco ou reforma da calçada pelo proprietário, a solicitação deve ser feita pelo telefone 3567-2880. Após a solicitação, um profissional vai até o local e avalia a situação da árvore, se o técnico constatar a necessidade da poda ou corte ele autoriza o serviço, caso contrário o mesmo não será realizado. O mesmo acontece nos casos de solicitação de supressão vegetal.
A equipe desta divisão é responsável também pela organização do cronograma da capina mecânica nas ruas do município (utilizando duas BobCat’s) e testes com herbicidas orgânicos.
Na próxima edição será apresentada a Divisão de Limpeza de ruas, praças e jardins.  

1 - É a retirada de uma parcela de vegetação dentro de uma área de um imóvel destinada a diversos usos, a exemplo de uso alternativo do solo, infraestrutura, entre outros. 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Divisão de Serviços de Saneamento Básico

Saneamento básico é o conjunto de algumas medidas ou políticas específicas que são adotadas em uma região, para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos habitantes, além de preconizar a conservação dos recursos naturais.
O abastecimento de água potável, o esgotamento sanitário, o manejo de resíduos sólidos e a drenagem das águas pluviais formam o conjunto de serviços que integram o saneamento básico. 
Abastecimento de Água no nosso município é realizado através de uma gestão associada entre a prefeitura municipal e a CASAN. Quando ocorrem épocas de estiagem com situações de falta d’água, a Fundema disponibiliza um caminhão pipa para realizar o abastecimento em creches, escolas, postos de saúde e hospitais, além de fiscalizar os serviços realizados pela CASAN.
Esgotamento Sanitário contempla as ações de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequada dos esgotos sanitários, desde as ligações iniciais até o seu lançamento final no meio ambiente. Atualmente existe no município uma ETE – Estação de Tratamento de Efluentes em operação no Loteamento Ulysses Guimarães que abrange o Loteamento Ulysses Guimarães, Cerro Bonito, Santa Terezinha, e parte do Bairro Martello a qual é gerenciada e operada por uma equipe da Fundação.
Manejo de Resíduos Sólidos tem como característica principal a limpeza urbana onde atualmente são realizadas dois tipos de coleta. A coleta seletiva e a coleta convencional. O material passível de reciclagem é encaminhado até a Cooperativa Cidadania e Meio Ambiente (COOCIMA), onde é separado e revendido, sendo o valor da venda revertido para os cooperados. Já a coleta convencional é realizada pela empresa Meioeste e os resíduos são encaminhados ao aterro sanitário municipal para que sejam dispostos de maneira ambientalmente correta. Com relação a outros tipos de resíduos como os de Saúde, por exemplo, o gerador é o responsável pela destinação adequada, que no caso consiste em contratar uma empresa especializada para realizar o transporte e a destinação final do mesmo.  E com relação a lâmpadas fluorescentes e pilhas? Estes materiais fazem parte da Logística reversa, assim como os pneus, eletroeletrônicos e seus componentes, baterias, óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens. Estes produtos quando já utilizados devem ser devolvidos pelos consumidores no comércio local, preferencialmente no mesmo lugar onde foi comprado, para que este devolva o produto para o fornecedor e assim o mesmo retorna até a fábrica, aí sim terá seu tratamento e destinação adequados. Com relação aos resíduos sólidos a Fundação realiza fiscalizações relacionadas a depósitos irregulares de material reciclável, despejo de entulhos em áreas proibidas, além de auxiliar nos processos de coleta seletiva.
Drenagem Pluvial consiste no escoamento das águas que estão em excesso num determinado terreno, composto por estruturas e instalações de engenharia destinadas ao transporte, retenção, tratamento e disposição final das águas das chuvas, os mais conhecidos são: Guia ou meio-fio, sarjeta, bocas-de-lobo ou bueiros, entre outros.  A Fundema disponibiliza o serviço de limpeza destes componentes, sendo assim qualquer munícipe pode entrar em contato com a fundação e solicitar o serviço.
Na próxima semana falaremos sobre questões relacionadas a Divisão de Serviços Operacionais do Horto Florestal.