terça-feira, 22 de outubro de 2013

Cão para Adoção

Esse meninão está a procura de um lar. Ele está sendo cuidado na rua no bairro DER pela Márcia. Porte grande.
Interessados entrar em contato pelo telefone 9949-4856.


terça-feira, 15 de outubro de 2013

Campanha de Coleta de Sementes e Frutos.

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUNDEMA) lança no mês de Outubro a campanha de coleta de sementes no município de Caçador-SC e região. A ação tem por objetivo a produção de novas mudas de árvores no horto florestal, que em breve, fará parte do paisagismo em entorno das praças, jardins, ambientes escolares, e outras atribuições da Fundema como educação ambiental, campanhas ambientais, enriquecimento de APP's e arborização urbana.
Germinação da espécie Carvalho.
A produção de mudas nativas é fruto de um trabalho realizado junto com a comunidade, onde é feita a coleta das sementes quando a espécie esta produtiva, em seguida levadas para secagem ao sol. Seu plantio ocorre em estufa, após a formação do broto  elas são transferidas para o viveiro em sacos apropriados para seu crescimento, até se desenvolver em tamanho ideal para plantio.
No ano de 2013 a Fundema já realizou a doação de 9.549 mudas nativas para a comunidade local. O Horto Florestal deixou disponível para a doação, cerca de 15.000 mudas para esse ano e dessas restaram 5.451 mudas. Ressaltando que o estoque de semente esta baixo com apenas 3 espécies (Araçá, Extremosa e Guabijú), sendo um quantidade muito inferior perto da demanda de fornecimento para a comunidade.

Germinação da espécie Araucária.
    Entre o mês de Outubro e Novembro as espécies nativas que estão com produção de sementes são Vacum, Vassourão-Preto, Pimenteira, Copororoquinha, Ipê Amarelo, Camboatá e Guamirim. Recomenda-se aos doadores, que as sementes sejam entregue após coleta, para que a mesma não sofra danos por contaminação, assim tendo maior poder germinativo no plantio.
      A Fundação fica a disposição da população para o recebimento e recolhimento das sementes ou frutas. Os moradores que queiram colaborar com essa ação ambiental podem entrar em contato com a Fundação, localizada na Rua Emília Gioppo Brasil, nº 510, Bairro Gioppo (Antiga oficina da Prefeitura)  ligar no (49) 3567-2880.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

REVISÃO DO PLANO DE SANEAMENTO

A FUNDEMA realizará nos dias 8, 9 e 10 deste mês Reuniões Comunitárias em seis bairros do município para a discussão da atualização do Plano de Saneamento.

O saneamento básico é formado pelos serviços de esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos, abastecimento de água potável e a drenagem e o manejo de águas pluviais. Com base nestes quatro serviços, as reuniões discutirão a situação de cada bairro, como pontos adequados e outros que devem ser melhorados.

Os encontros serão realizados nos bairros Bello, Martello, Berger, Centro, Municípios e Santa Catarina, sendo estes apenas pontos de encontro, pois os bairros vizinhos também devem comparecer nas discussões para expor a situação de suas localidades.

Esta discussão é um importante instrumento estratégico de planejamento e gestão participativa. Para atualizar o Plano de Saneamento é importante ter a participação social, sendo que nestas discussões poderemos ouvir a comunidade sobre o que acontece na prática e fazer alterações quando houver problemas que afetam diretamente a sociedade.

Confira as datas, horários e locais das reuniões 
Data     Horário      Local
08/10   18h30        Centro Comunitário do Bairro Bello
08/10   19h30        Centro Comunitário do Bairro Martello
09/10   18h30        Centro Comunitário do Bairro Berger
09/10   19h30        Centro Comunitário do Bairro dos Municípios 
10/10   18h30        Plenário da Câmara Municipal de Vereadores
10/10   19h30        Centro Comunitário do Bairro Santa Catarina.