terça-feira, 4 de novembro de 2014

Campanha de Coleta de Sementes 2014-2015

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUNDEMA) lança agora no mês de Novembro uma nova campanha de coleta de sementes e frutos no município de Caçador-SC e região. As principais espécies coletadas a partir desse mês são: Cereja, Pitanga, Ipê-Amarelo, Espinheira-Santa, Vassourão-Preto, Pimenteira, Copororoca, Guamirim e Vacum.

Essa ação objetiva a coleta de sementes de espécies nativas da nossa região, para a produção de novas mudas para os próximos anos. Essas são utilizadas no paisagismo das praças, jardins, ambientes escolares, e outras atribuições da Fundema como educação ambiental, campanhas ambientais, enriquecimento de APP's e arborização urbana.
A produção de mudas nativas é fruto de um trabalho realizado junto com a comunidade, onde é feita a coleta das sementes e frutos maduros pela população, e posteriormente encaminhada para o Horto Florestal, onde uma equipe prepara as sementes para o plantio. As mesmas são plantadas em estufas, e após a germinação repicadas para recipientes individuais, esses podendo ser tubetes ou sacos plásticos. Nesse momento as mudas são acondicionadas em um viveiro com sombrite, onde permanecem até o momento do seu plantio definitivo.
No ano de 2014 a Fundema já realizou a doação de aproximadamente 11 mil mudas nativas para a comunidade local, e com a ampliação da capacidade de mudas, o objetivo passa a ser de produzir 30 mil mudas por ano. 
Para que essa produção seja alcançada, pedimos colaboração da população, informando à Fundema os locais aonde existam plantas frutificando, para que a equipe possa coletar as sementes e assim aumentar a quantidade de mudas e espécies disponíveis para a população. Pedimos aos participantes, que queiram colaborar, que entrem em contato com a Fundação para que as sementes sejam coletadas ou recolhidas logo após a coleta, para que a mesma não sofra danos por contaminação, assim tendo maior poder germinativo no plantio.
Estamos a disposição da população para o recebimento e recolhimento das sementes, assim como orientações e esclarecimentos. Quem tiver interesse em colaborar, favor entrar em contato pelos telefones (49) 3567-2880 ou (49) 35672344.




Nenhum comentário:

Postar um comentário