sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Ação de Limpeza na Cibrazem

A Fundema está realizando desde o dia 18 de fevereiro, o trabalho de limpeza da área conhecida como Cibrazem, situada no bairro Berger.  Os moradores desta região foram realocados no loteamento Vida Nova - Bairro Martello, as famílias que residiam nesta área, sofriam com as cheias do Rio do Peixe que inundava as residências e ocasionava muitos prejuízos.
    Material depositado de maneira irregular
Todas as residências localizadas às margens do Rio encontravam-se em Área de Preservação Permanente (APP) que, segundo a legislação, são áreas que devem ser preservadas, pois desempenham importantes papéis ecológicos de proteger e manter os recursos hídricos, conservar a diversidade de espécies de plantas e animais e evitar um sério problema que é a erosão do solo e o consequente assoreamento que resulta na poluição dos cursos d’água.

 No local, existem os mais variados tipos de resíduos, desde orgânicos, recicláveis, até restos de construção civil. Todos esses materiais estão sendo retirados do local e descartados corretamente.  Para que haja a recuperação natural do local, é necessário realizar esta limpeza, pois muitos resíduos presentes na área são potenciais contaminantes tanto do solo como da água.  

 Restos de construção sendo retirados pela equipe da Fundema

Um comentário:

  1. Outro local que precisa de limpeza urgente é no imóvel do Ibama que está acumulando lixo, mato e animais peçonhentos em Caçador - SC. Órgão não cuida do próprio imóvel. No mínimo, contraditório. Espero o pronto atendimento da Fundema.

    ResponderExcluir