sexta-feira, 13 de março de 2015

Benefícios da Arborização Urbana

As árvores no ambiente urbano desempenham várias funções ou serviços ambientais, trazendo benefícios aos moradores da cidade. Uma destas funções é propiciar sombra. O sombreamento das calçadas e ruas diminui o micro clima local amenizando o efeito das ILHAS DE CALOR muito comuns no ambiente urbano. As pesquisas comparando a temperatura da cidade com a da rural obtém uma média de 5ºC a mais na cidade. Por exemplo, em alguns pontos de São Paulo essa diferença chega a 10ºC.
Outra Função desempenhada pelas árvores é a interceptação da chuva. A copa da árvore intercepta um bom volume de água o que evita o impacto direto das gotas no solo, reduzindo a erosão nas áreas descobertas e diminuindo o escorrimento em áreas impermeabilizadas. A água que permanece nas copas vai evaporar e assim retirar calor do ambiente o que contribui para reduzir as ilhas de calor.
Diminui a poluição sonora, pois a vegetação interfere sobre o som através da absorção, refração e reflexão das ondas sonoras em sua superfície, reduzindo os níveis de ruído. A eficiência da absorção depende do nível do ruído, da frequência do som, da topografia do local, das características das espécies vegetais, da forma e do arranjo das plantas, da superfície foliar, da posição da vegetação e da estação do ano.
A purificação do ar é outro serviço desempenhado pela arborização urbana. Através da fotossíntese as árvores retiram CO2 e liberam oxigênio (O2). Também retiram o pó e fuligem dispersos no ar, que se depositam em suas folhas, galhos e tronco e depois são lavados pelas chuvas.
A arborização urbana proporciona bem-estar humano, contribuindo para seu equilíbrio psicológico e social por intermédio da aproximação com o meio natural, reduzindo o estresse e minimizando a poluição visual.
As árvores devem ser protegidas e multiplicadas para contribuírem ainda mais com a sociedade. É errado pensar que as árvores atrapalham a cidade ou efetuar podas drásticas em suas copas. A vegetação certa no local certo não precisa de poda, apenas manutenção e condução.

Proteja as árvores e usufrua seus benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário