sexta-feira, 20 de março de 2015

Serviços Ambientais

Falar de meio ambiente é falar inicialmente do local onde vivemos e, ao final, do planeta que habitamos. A natureza é um espetáculo aos nossos olhos e inumeráveis as misturas de plantas, rios e riachos, relevos planos e montanhosos, aves e outros animais.

O ser humano interfere diretamente no meio ambiente e muitas vezes de forma destrutiva e poluidora e somos nós mesmos que precisamos modificar nossos procedimentos para mantermos o planeta funcionando.

Os benefícios que o ambiente nos proporciona são chamados de SERVIÇOS AMBIENTAIS entre eles: fornecimento de oxigênio e água (ciclo hidrológico), plantas medicinais, decomposição de restos orgânicos, alimentos, regulação de temperatura, madeiras, oportunidades de recreação, saúde e relaxamentos entre outros.

Atualmente mais de 50% da população mundial vive em cidades. No Brasil esse índice atinge 86% conforme as mais recentes estimativas. Em Caçador a urbanização atingiu aproximadamente 91% segundo os dados do Senso 2010 (64457 habitantes urbanos e 6305 habitantes rurais).

Daí a necessidade de uma maior conscientização de todos nós sobre nossas atuações sobre o meio ambiente: preservação de árvores e vegetação, não apenas nas áreas de preservação permanente e reserva legal, disposição correta dos resíduos gerados, coleta seletiva, entrega de pilhas e baterias nos pontos de coleta, separação e entrega do óleo de cozinha usado, pneus, lâmpadas, embalagens de agrotóxicos, eletrônicos, consumo sustentável, tratamento de esgotos, redução da poluição sonora e visual.
O ambiente nos presta serviços indispensáveis e cabe a nós preservá-los e restaurá-los. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário