segunda-feira, 13 de abril de 2015

Pagamento por Serviços Ambientais

A água que tomamos, a madeira que utilizamos, os alimentos que consumimos, o ar que respiramos, o calor do sol, os minérios que extraímos e a terra que sustenta nossas casas são serviços ambientais. Outros serviços ambientais como a paisagem, a regulação climática, a captura do carbono pelas plantas e a polinização são exemplos dos muitos benefícios que a natureza nos presta de forma gratuita, silenciosa e permanente.
Sendo assim, PROTEGER E PRESERVAR esses serviços prestados pela natureza é fundamental importância para o equilíbrio do planeta e para a sobrevivência das espécies, sejam elas vegetais ou animais. Deste modo, aumenta cada vez mais as iniciativas, visando o Pagamento por Serviços Ambientais, cujo objetivo é compensar as pessoas que se dispõe a realizar a proteção de nascentes, manter as florestas nativas ou a recuperar áreas degradadas como as matas ciliares em suas propriedades.

Buscando conhecer as iniciativas implantadas em Santa Catarina, visando implantar um projeto voltado para a questão da proteção/preservação da água e das mata ciliares no município de Caçador-SC e o Pagamento por esses Serviços Ambientais, uma equipe da Fundema participou da Capacitação: Pagamento por Serviços Ambientais – PSA que ocorreu no início do mês na cidade de Canoinhas. 
Na oportunidade, os profissionais da Fundação puderam conhecer o Projeto Corredores Ecológicos de Timbó e Chapecó que através do programa SC Rural coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca irá beneficiar agricultores de Bela Vista do Toldo e de Passos Maia com o incentivo para preservação e recuperação de matas. No projeto são priorizados proprietários rurais que residem em áreas importantes para manter ou aumentar a conectividade entre remanescentes de vegetação nativa.
Buscando melhorar a qualidade ambiental tanto da água, como da vegetação existente em nosso Município, além de ampliar o alcance do Programa SOS Nascentes, que já recuperou 84 nascentes nos últimos 2 anos em propriedades rurais do nosso Município, a Fundema está entrando em contato com as instituições parceiras desses programas visando desenvolver em Caçador uma Política para Pagamentos por Serviços Ambientais, para que possamos auxiliar os agricultores Caçadorenses que já estão fazendo a parte deles com a preservação e a proteção da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário