quarta-feira, 24 de junho de 2015

Bosque Modelo Caçador


Um Bosque Modelo pode ser definido como um processo de base social, no qual várias instituições unem esforços para o desenvolvimento sustentável do território buscando a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o aumento da produção agrícola e florestal em harmonia com a natureza, combinando produtividade e proteção ambiental.

O Bosque Modelo Caçador (BMCDR) é todo o perímetro do município, e tem como missão; proporcionar melhor qualidade de vida e conservação ambiental por meio da gestão participativa do território, fortalecendo a agricultura familiar e a identidade cultural, assim como a melhoria, conservação e uso da floresta e dos recursos hídricos.


No plano estratégico do Bosque Modelo Caçador foram elaboradas quatro linhas estratégicas, são elas:

Valorização da identidade local com o objetivo de promover a cultura e os produtos, costumes, serviços do território. A valorização da identidade local é uma maneira de fortalecer a agricultura familiar e orgânica, e também diagnosticar e reconhecer tradições culturais de Caçador.

Uso e conservação da floresta ombrófila mista (FOM) procurando estabelecer modelos para gestão dos recursos florestais, devido à necessidade de se discutir a legislação ambiental vigente, estudar e pesquisar mais acerca do manejo de espécies nativas na região e possibilitar mecanismos interessantes para a conservação da FOM, como incentivos financeiros e formas alternativas de produção.


Uso e conservação dos recursos hídricos objetivando fortalecer o modelo de gestão dos recursos hídricos do território já que caçador desempenha papel fundamental pelo fato de ser a primeira cidade urbanizada depois da nascente do Rio do Peixe.  Dentro do Bosque Modelo tem projetos voltados à recuperação das matas ciliares e limpeza dos rios.

 Promoção e divulgação do Bosque Modelo a fim de que haja o conhecimento da sociedade civil em relação à iniciativa, a promoção da participação de mais organizações e mais setores nas reuniões e atividades, e a possibilidade de se obter apoio estrutural e financeiro e a comunicação estratégica com a Rede Iberoamericana de Bosques Modelo.

Além do plano estratégico em si, outras questões essenciais para o estabelecimento de um BM foram trabalhadas, como a identidade e a estrutura organizacional do BMCDR. Através de reuniões e entrevistas realizadas, foi possível facilitar o entendimento das pessoas em relação ao significado do conceito Bosque Modelo, criar uma logomarca, promover a sua divulgação e estruturar a organização e as regras gerais de funcionamento do Bosque Modelo Caçador.


Interessados em participar das ações e reuniões do Bosque Modelo Caçador e em caso de dúvidas, favor entrar em contato pelo e- mail: bosquemodelocacador@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário