sexta-feira, 17 de julho de 2015

O que é compostagem? E como ela acontece?

Compostagem é basicamente a transformação do material orgânico em adubo. É um processo natural em que os microrganismos tais como fungos e bactérias são responsáveis pela decomposição aeróbica da matéria orgânica. O objetivo desse processo é simples: reduzir o lixo que vai para o aterro sanitário de forma sustentável.  Atualmente a cidade de Caçador produz aproximadamente 34 toneladas de resíduos diariamente que são destinados ao aterro, aproximadamente 14 toneladas desse resíduo é orgânico. Com a técnica de “compostagem” é possível reduzir 40% desse material destinado ao aterro ajudando assim a prolongar sua vida útil, e o adubo, resultado da compostagem, pode ser utilizado em técnicas agrícolas.

Você já pensou em ajudar a reduzir esses resíduos em casa? Sim, a técnica da compostagem é fácil e pode ser feita em casa.


Para fazer a compostagem em casa você precisa apenas separar o material orgânico do reciclável.




A compostagem acontece de forma simples e pratica e existem no comércio vários modelos de composteira domestica. Em uma delas são utilizadas  três caixas plásticas do mesmo tamanho e que se encaixem para montar a “composteira”. Duas delas tem pequenos furos no fundo e na lateral para ventilação. As caixas devem ser empilhadas, deixando sempre a que não contém furo por último, a segunda caixa deve ser preenchida com terra, junto com a terra você pode colocar alguns resíduos secos tais como, folhas e serragem. Na última caixa você pode fazer uma camada de terra com serragem e coloca os resíduos orgânicos cortados em pequenos pedaços para facilitar o processo (cascas de alimentos, resto de comida, etc), acrescentar serragem e mais um pouco de composto orgânico até que a sua caixa esteja cheia. É recomendado cobrir a caixa para que alguns insetos indesejáveis não se aproximem.



Durante o período em que você deposita o material na caixa de cima, deve mexer o resíduo para oxigenar a mistura e assim não gerar cheiro desagradável, e para que ao final do processo você tenha uma material homogêneo. Quando encheu a caixa superior deve-se trocá-la com a do meio, começando novamente o processo. Enquanto você coloca o resíduo na segunda caixa, aquela que você passou para baixo vai se tornado adubo. Lembrando apenas que existem mais processos, e que dependendo do tamanho da família não será viável usar esse tipo e composteira. Caso a quantidade de resíduos seja maior, o processo indicado é aquele que é conhecido como Pilha de Composto Orgânico.  

Para fazer a pilha de composto orgânico você deve escolher um local plano, livre de ventos e de fácil acesso para carga e descarga do material, próximo a uma fonte de água para as irrigações periódicas. Você pode começar o processo espalhando uma camada de mais ou menos uns 30 cm de serragem, palha, folhas secas de árvores e restos de jardinagem (gramas entre outros resíduos) após esse processo espalhe uma camada de resíduo orgânico, repita a operação até formar a pilha. Semanalmente deve-se remexer a pilha para que assim o processo não se torne anaeróbico.

Cinzas de lareira ou fogão, também podem ser colocadas, mas em pequena quantidade. Cascas, folhas verdes de hortaliças, frutas, aparas de poda e estercos são considerados materiais verdes e são ricos em nitrogênio e carbono.

No final do processo já não será mais possível identificar os materiais que foram postos ali. Agora, toda aquela matéria orgânica que teria o destino do aterro, já está decomposta, terá o cheiro de terra, uma cor marrom escura ou preta e o aspecto esfarelado e homogêneo resultando em adubo para qualquer cultivo, até melhor que os adubos químicos uma vez que não agride o meio ambiente e é orgânico. .



Nenhum comentário:

Postar um comentário