quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Arborização de Caçador




A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FUNDEMA), deu início a um novo processo de arborização para o Município de Caçador visando melhorar a qualidade de vida da cidade, respeitando valores culturais, ambientais e de memória local. 

A arborização urbana caracteriza-se pelo plantio de árvores em praças, parques e calçadas de vias públicas. Atualmente, é uma atividades mais relevantes da gestão urbana, devendo fazer parte dos planos, projetos e programas urbanísticos de qualquer cidade. 

As árvores desempenham um papel importante para os cidadãos e o meio ambiente (benefícios estéticos e funcionais) que vão muito além da implantação e do manejo. Com a implantação das árvores nas ruas, parques e praças a cidade terá benefícios que vão desde o conforto térmico até a prestação de serviços ambientais indispensáveis à regulação do ecossistema, tais como: elevar a permeabilidade do solo, controlar a temperatura e umidade do ar, ajudar na interceptação da água da chuva, proporcionar sombra e diminuir a poluição do ar. 

A escolha do local e da espécie adequados proporciona melhores condições para o desenvolvimento da árvore minimizando riscos de acidentes, reduzindo a necessidade de podas, sem causar prejuízos à acessibilidade, entre outros benefícios. 

Para dar início à arborização, está sendo realizado um censo das árvores existentes em todas as ruas do município de Caçador, com o objetivo de identificar as espécies, mensurar o diâmetro e altura das mesmas, suas condições físicas e fitossanitárias, bem como sua localização em relação à sarjeta e fiações elétricas, fatores estes que podem condicionar a substituição da mesma. 

Para a seleção de árvores para compor a arborização de ruas é necessário considerar uma série de características das espécies, dentre estas: desenvolvimento, porte, copa (forma, densidade e hábito), floração, frutificação, raízes, resistência a pragas, doenças e poluição, ausência de princípios tóxicos; adaptabilidade, sobrevivência e desenvolvimento no local de plantio (devido às características do solo, por exemplo), bem como necessidade de manutenção. Ainda devem ser avaliadas as restrições de uso para o espaço físico tridimensional disponível no local de plantio. 

Procura-se, em todo trabalho de arborização de ruas e avenidas, a diversificação das espécies como forma de evitar a monotonia e criar pontos de interesses diferentes dentro da malha urbana, bem como, evitar problemas de pragas e doenças. 








Se você deseja contribuir com o processo de arborização entre em contato conosco pelo telefone 3567-2880 e nós vamos lhe orientar e doar as mudas para o plantio! Colabore, plante, cuide e cultive essa ideia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário