sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Envenenamento de animais de pequeno porte

Envenenar é crime segundo a lei federal 9.605/18 decreto – lei 24. 645/34 com penalidade de três meses a um ano de detenção e multa.

No Brasil, as toxinas mais comuns que envenenam os animais de pequeno porte como cães e gatos são: a estricnina e o chumbinho, produtos de venda e comercialização proibidas no Brasil pela ANVISA, além de outros produtos de uso doméstico como detergentes, água sanitária, chocolates, medicamentos humanos e produtos de limpeza em geral.


Os sintomas mais comuns de envenenamento são: convulsões, salivação excessiva, diarreia, sangue na urina, falta de resposta a estímulos externos, tremores musculares e fraqueza generalizada que impossibilita o animal de ficar em pé.  O tempo de aparecimento destes sintomas varia de acordo com a quantidade de toxina ingerida.

Como devo proceder quando vejo que meu animalzinho foi envenenado?

Assim que o proprietário do animal perceba qualquer sintoma de envenenamento deve imediatamente levá- lo a uma clínica veterinária.  Para poder ganhar tempo pode- se administrar carvão ativado em cápsulas vendidas em qualquer farmácia.

Se você sabe de alguém que pratica este crime, ou conhece lugares que comercializem estes venenos denuncie pelos fones: 3567- 2880 e 3567-2860 FUNDEMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário