segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Os benefícios de ter um amigo de quatro patas

Quem nunca ouviu a expressão “cão o melhor amigo do homem”. Mas será que os animais tem a capacidade de amar?

Estudos comportamentais em animais relatam que todos os mamíferos tem a capacidade de sentir e ter emoções. Portanto, se estes animais têm sentimentos significa que sim, são capazes de amar, o que fazem deles os melhores amigos de qualquer pessoa. E qual pessoa não gostaria de ter uma amizade tão sincera que perdoa tudo e sem pedir nada em troca.

Adotar um cão assim como qualquer animal não é uma tarefa muito fácil traz consigo inúmeras responsabilidades, as pessoas que adotarem devem ter a consciência de que eles necessitam de atenção, carinho e cuidados.

Mesmo não sendo algo fácil vale muito a pena, pelos diversos benefícios psicológicos e  físicos que eles trazem.

  Os animais elevam a autoestima das pessoas ajudando- as em suas vidas sociais pelo fato de que tudo o que está envolvido em cuidar de um animal de estimação nos ajudam em questões como: condicionamento físico já que precisamos levá- los para passear, diminuição do estresse, incentiva a socialização e principalmente nos ajudam a se   tornar pessoas mais responsáveis. Valendo também para crianças que se beneficiam na forma de como elas interagem com as outras pessoas.

Existem também as chamadas terapias assistidas por animais, que consistem em vários métodos de ajuda para pessoas doentes ou com necessidades especiais. Entre os benefícios estão: a diminuição de quadros de depressão dos pacientes, diminuição do sentimento de solidão, menor tempo de internamento, entre outros. Atualmente o Hospital Albert Einstein permite aos internados receberem a visita de seus animais de estimação. Além disso, grupos de voluntários levam animais treinados para esse fim em visitas a hospitais, asilos, orfanatos e instituições de educação especial.  

Agora que você conhece todos os benefícios que traz um animalzinho de estimação que tal pensar na ideia de ter um também. Como já dizia George Eliot “Os animais são amigos tão agradáveis: não fazem perguntas, não criticam.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário