sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Corredores Ecológicos

Os corredores ecológicos surgiram para tentar evitar os isolamentos das áreas de preservação florestal que criavam ilhas de matas preservadas em áreas civilizadas, dificultando o fluxo e o movimento entre elas. Os objetivos dos corredores ecológicos são preservar áreas com fragmentos florestais de suma importância para a humanidade, e criar pontes entre os fragmentos que geralmente são isolados e separados por interferência humana, como a agricultura e a construção de cidades.

Os corredores permitem o livre deslocamento de animais, dispersão de sementes possibilitando que haja a interação de uma vegetação para outra, aumento da cobertura vegetal e a relação de diferentes espécies ligando também refúgios de vida silvestre. A preservação destes fragmentos florestais e o manejo correto dos mesmos trazem imensos benefícios, já que a floresta sustenta e mantêm os cursos d'água, regulam  a temperatura, protegem o solo, mantêm  a umidade do ar  e também é da floresta que retiramos vários recursos para a nossa sobrevivência.

Fonte: http://redeglobo.globo.com/
 Os locais só são criados após muitos estudos, com o diagnóstico do local a fim de estabelecer as melhores condições de manejo do fragmento florestal. Um exemplo de corredor ecológico na nossa região é o Corredor Ecológico Timbó uma área de 4.900 km² que abrange os municípios de Bela Vista do Toldo, Caçador, Calmon, Canoinhas, Irineópolis, Lebon Régis, Major Vieira, Matos Costa, Porto União, Santa Cecília e Timbó Grande. Preservando remanescentes de floresta de araucária.

Esta iniciativa é mais uma dentre as propostas desenvolvidas no Brasil para preservar e recuperar o meio ambiente o tornando ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário