quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Aprendendo no Parque

Mais de 400 crianças passaram pelo Parque Central José Rossi Adami, em dois dias de atividades do projeto “Aprendendo no Parque”, uma iniciativa de educação ambiental desenvolvida pela Fundação do Meio Ambiente (Fundema) e Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Caçador. Nela foram contemplados alunos dos 5º anos da rede municipal de ensino. Sensibilizando-os sobre a importância da conservação ambiental através de atividades educativas e recreativas.

Estação ciclo da água e seus principais poluentes.
O projeto foi desenvolvido através de oito estações com atividades, que abordavam temas relacionados ao meio ambiente. De acordo com o presidente da Fundema, Luiz Gustavo Pavelski, os alunos aprenderam sobre alimentação saudável, cultivo e importância de mudas nativas, reaproveitamento de material reciclável para confecção de artesanato, ciclo da água e seus principais poluentes, bem estar animal, separação de resíduos em orgânicos e recicláveis e horta urbana. Ao término da visita, os alunos assistiam a um esquete em que o tema abordado foi a poluição. A intenção é a de que uma nova edição do projeto aconteça, contemplando mais estudantes.

Estação cultivo e importância de mudas nativas.
 O aluno Leonardo Carlos Cassol disse que gostou da forma como foram repassados os ensinamentos. “Nós aprendemos brincando e isso foi divertido”, explica. A aluna do 5º ano, Maria Eduarda Padilha Pinheiro também aprovou a iniciativa de receber uma aula ao ar livre. “Foi muito legal, aprendemos coisas novas fora da escola”, detalha a aluna.


A atividade desenvolvida pela Fundema e Secretaria Municipal de Educação, contou com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura, Epagri, Fundação Municipal de Cultura, SESC, Tiro de Guerra, Bombeiros Voluntários, Fundo Socioambiental da Caixa, acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária da UNIARP e as empresas Laticínios Tirol, Sul Brasil S/A e Adami S/A.

Fonte: Ass. Imp. da Prefeitura de Caçador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário