sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Limpeza de terrenos urbanos


Em caçador existem atualmente mais de 3500 lotes vagos. Sendo que grande quantidade desses lotes se tornam depósito de lixo, jogado irregularmente, propiciando vários problemas como: o aparecimento de animais peçonhentos, a proliferação do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti), problemas respiratórios quando realizado queimadas, além de dificultar a mobilidade dos moradores e influenciar negativamente o aspecto visual da cidade.
O Artigo nº 33 do Código de Postura de Caçador estabelece que ‘’Os proprietários ou inquilinos são obrigados a conservar em perfeito estado de asseio os seus quintais, pátios, prédios ou terrenos.
A limpeza de lotes é responsabilidade dos proprietários. A falta de manutenção referente a limpeza é um problema particular que acaba se tornando problema de toda população, pois todos ficam prejudicados pelas consequências geradas. As roçadas devem ser efetuadas com frequência suficiente visando manter o lote limpo e sem mato alto, isto é, deverão ser feitas tantas roçadas durante o ano quantas forem necessárias.
Vale lembrar que a queimada é proibida. Na cidade, o proprietário do terreno que praticar a queimada, poderá ser responsabilizado civil e criminalmente por colocar em risco a integridade física das pessoas, do meio ambiente e do patrimônio público e privado.



De acordo com o código de postura, Artigo nº 29 parágrafo único, é proibido lançar nas vias públicas, nos terrenos sem edificações, várzeas, valas, bueiros e sarjetas, lixo de qualquer origem, entulhos, cadáveres de animais, fragmentos pontiagudos ou qualquer material que possa ocasionar incômodo à população ou prejudicar a estética da cidade, bem como queimar, dentro do perímetro urbano, qualquer substância que possa viciar ou corromper a atmosfera. 
Os terrenos baldios, públicos ou privados, edificados ou não, habitados ou não, que estiverem com resíduo (lixo) ou com vegetação alta devem ser limpos e cercados pelos proprietários. Caso isso não seja realizado a FUNDEMA pode ser informada para que possamos notificar o proprietário para que ele providencie a limpeza. A não execução da limpeza implica em multa. Denúncias e sugestões podem ser encaminhadas via e-mail, ou através dos telefones 3567-2880 ou 3567-2344.

Nenhum comentário:

Postar um comentário