segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Coleta de Sementes

     

Entre os meses de setembro e dezembro as espécies de Vacum, Ipê, Camboatá, Canela-lajeana, Cereja, Uvaia, Pinho-bravo, Miguel-pintado, Vassourão-branco, Canela-guaicá, Guabirova, Bugreiro, Erva-mate, Leiteiro, Bracatinga, Guabijú, Mamica-de-cadela, produzem sementes que podem ser utilizadas para melhorar o paisagismo das praças, jardins, ambientes escolares, e também em ações da Fundema como campanhas de educação ambiental, enriquecimento de APP's, áreas verdes, arborização urbana e doação para a população. 
   
  

O recolhimento das sementes é muito importante, para que as mesmas possam ser utilizadas para a produção de novas mudas de nativas.

    






Entre em contato conosco pelos telefones (49) 3567-2880 ou (49) 35672344 e nos ajude a fazer uma Caçador mais verde.  

Doe sementes, colabore, compartilhe essa  ideia! 



Por: Raquel Gomes de Almeida



quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Aprendendo no Parque

Mais de 400 crianças passaram pelo Parque Central José Rossi Adami, em dois dias de atividades do projeto “Aprendendo no Parque”, uma iniciativa de educação ambiental desenvolvida pela Fundação do Meio Ambiente (Fundema) e Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Caçador. Nela foram contemplados alunos dos 5º anos da rede municipal de ensino. Sensibilizando-os sobre a importância da conservação ambiental através de atividades educativas e recreativas.

Estação ciclo da água e seus principais poluentes.
O projeto foi desenvolvido através de oito estações com atividades, que abordavam temas relacionados ao meio ambiente. De acordo com o presidente da Fundema, Luiz Gustavo Pavelski, os alunos aprenderam sobre alimentação saudável, cultivo e importância de mudas nativas, reaproveitamento de material reciclável para confecção de artesanato, ciclo da água e seus principais poluentes, bem estar animal, separação de resíduos em orgânicos e recicláveis e horta urbana. Ao término da visita, os alunos assistiam a um esquete em que o tema abordado foi a poluição. A intenção é a de que uma nova edição do projeto aconteça, contemplando mais estudantes.

Estação cultivo e importância de mudas nativas.
 O aluno Leonardo Carlos Cassol disse que gostou da forma como foram repassados os ensinamentos. “Nós aprendemos brincando e isso foi divertido”, explica. A aluna do 5º ano, Maria Eduarda Padilha Pinheiro também aprovou a iniciativa de receber uma aula ao ar livre. “Foi muito legal, aprendemos coisas novas fora da escola”, detalha a aluna.


A atividade desenvolvida pela Fundema e Secretaria Municipal de Educação, contou com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura, Epagri, Fundação Municipal de Cultura, SESC, Tiro de Guerra, Bombeiros Voluntários, Fundo Socioambiental da Caixa, acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária da UNIARP e as empresas Laticínios Tirol, Sul Brasil S/A e Adami S/A.

Fonte: Ass. Imp. da Prefeitura de Caçador. 

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Animais para adoção

Esta cadelinha e seus 5 filhotinhos estão em busca de um lar.
São saudáveis e adoram brincar.
Interessados, favor entrar em contato com Ana Paula: 8421-4551


Procura-se o dono!

Esta linda gatinha apareceu ontem (17/09) aqui na Fundação. 
Acreditamos que ela tenha dono, pois está muito bem cuidada e é dócil.
Quem tiver informações sobre o proprietário, favor entrar em contato conosco pelo fone  3567-2880



quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Podas Drásticas




A poda das árvores também contribui no processo de arborização, normalmente a muda já recebe uma primeira poda ao sair do viveiro. Há vários tipos de poda que são feitas em árvores no meio urbano, algumas necessárias como a poda de formação da muda e as podas de limpeza, para retirada de ramos doentes, quebrados ou mal formados. Há também a poda que é feita para solucionar problemas decorrentes do plantio inadequado, neste caso, embora seja inconveniente, também é necessária, pois, não é possível retirar de uma só vez todas as árvores que foram plantadas de forma inadequada, esta medida deve ser realizada gradativamente e enquanto isto não acontece, devem ser feitas podas de adequação e rebaixamento, tomando-se o cuidado de manter o máximo possível o formato original da árvore. Quando é realizada de maneira incorreta, pode causar danos irreparáveis às árvores e afetar definitivamente a sua estética.


Lembrando apenas que se você tem alguma árvore a qual acredita que mereça ser podada ou cortada em via publica, deve-se comunicar a FUNDEMA através dos telefones 35672880 ou 35672344. Caso seja em alguma propriedade particular deve-se procurar um profissional da área ambiental ( engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental ou um engenheiro florestal) para que ele realize o estudo e diagnostico de cada situação e solicite o corte junto a Fatma. Nem todos sabem, mas o corte ou a poda das árvores sem autorização dos órgãos competentes é considerado crime sujeito a multa.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Fundema planta novas árvores na Praça no Berger


A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) iniciou esta semana o plantio das árvores Plátano na Praça do Berger, em substituição aos pinus que foram retirados por questões de segurança visando a instalação da Escola de Circo no local. A ação faz parte do projeto de revitalização da Praça promovido pela Prefeitura de Caçador.


De acordo com o presidente da Fundema, Luiz Gustavo Pavelski, o pinus poderia provocar futuramente acidentes com a queda de galhos sobre a Escola de Circo e até mesmo atingir pessoas. “Fizemos a retirada e agora estamos plantando estas árvores Plátano com mais de oito metros cada uma, que irão embelezar a Praça do Berger e devolver a sombra para os cidadãos que usufruem do local. Além de ser uma espécie que ocasiona menor sujeira e com isso facilidade na limpeza, e também possui um trabalho de poda mais fácil, evitando assim seu crescimento em altura”, explica.



Fonte:
Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Caçador/ Caçador Online
09/09/2015

Fundema investe no plantio de flores em canteiros de Caçador

Mais de 30 mil mudas de flores de inverno proporcionam mais uma vez no município de Caçador um show de beleza e encanto. A Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema) da Prefeitura de Caçador realiza o trabalho de plantio nos canteiros dos principais pontos da cidade e esta ornamentação vem se tornando a cada dia uma atração no município.


Conforme o presidente da Fundema, Luiz Gustavo Pavelski, a maior parte das flores são “bocas-de-leão”, “amor perfeito” e também os “ranunculos”. Em alguns pontos, os canteiros já estão recebendo a segunda remessa de flores, pois o repolho ornamental atingiu o auge de coloração e em seguida precisou ser removido. “Nós trabalhamos com sementes importadas da Alemanha ou do Japão. A Fundema faz a semeadura no Horto Florestal, ainda fizemos a repicagem, a troca de substrato e as mudas se desenvolvem até que estejam em porte adequado para ser replantadas nos canteiros”, afirma Luiz Gustavo.



A floração deve prosseguir até meados outubro, já a partir de novembro inicia-se a preparação dos canteiros para o plantio das flores de verão. “Algumas das flores que serão utilizadas no verão, já foram semeadas no Horto e estão em pleno desenvolvimento. Final de novembro e começo de dezembro, é o período de substituição das mudas velhas por novas. Serão mais 30 mil mudas no verão garantindo a beleza das flores em Caçador”, afirma o presidente da Fundema, Luiz Gustavo Pavelski.




Fonte:
Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Caçador/ Caçador Online
02/09/2015

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Corredores Ecológicos

Os corredores ecológicos surgiram para tentar evitar os isolamentos das áreas de preservação florestal que criavam ilhas de matas preservadas em áreas civilizadas, dificultando o fluxo e o movimento entre elas. Os objetivos dos corredores ecológicos são preservar áreas com fragmentos florestais de suma importância para a humanidade, e criar pontes entre os fragmentos que geralmente são isolados e separados por interferência humana, como a agricultura e a construção de cidades.

Os corredores permitem o livre deslocamento de animais, dispersão de sementes possibilitando que haja a interação de uma vegetação para outra, aumento da cobertura vegetal e a relação de diferentes espécies ligando também refúgios de vida silvestre. A preservação destes fragmentos florestais e o manejo correto dos mesmos trazem imensos benefícios, já que a floresta sustenta e mantêm os cursos d'água, regulam  a temperatura, protegem o solo, mantêm  a umidade do ar  e também é da floresta que retiramos vários recursos para a nossa sobrevivência.

Fonte: http://redeglobo.globo.com/
 Os locais só são criados após muitos estudos, com o diagnóstico do local a fim de estabelecer as melhores condições de manejo do fragmento florestal. Um exemplo de corredor ecológico na nossa região é o Corredor Ecológico Timbó uma área de 4.900 km² que abrange os municípios de Bela Vista do Toldo, Caçador, Calmon, Canoinhas, Irineópolis, Lebon Régis, Major Vieira, Matos Costa, Porto União, Santa Cecília e Timbó Grande. Preservando remanescentes de floresta de araucária.

Esta iniciativa é mais uma dentre as propostas desenvolvidas no Brasil para preservar e recuperar o meio ambiente o tornando ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida.