segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Projeto de Recuperação, Preservação Florestal e Proteção de Nascentes

Visando a manutenção e qualidade dos recursos hídricos disponíveis no município de Caçador, a Fundação Municipal do Meio Ambiente em parceria com a Epagri e a Polícia Ambiental de Caçador, estão desenvolvendo o Projeto de Recuperação, Preservação Florestal de Nascentes e Áreas que Margeiam o Manancial de Abastecimento Público do Município de Caçador/SC, tendo apoio financeiro do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, contrato Nº ACF 0066.058/2012.águas
           
 Este projeto visa a proteção, conservação e recuperação das nascentes e margens dos rios que abastecem o município de Caçador.

            
As nascentes estão sendo protegidas seguindo o modelo Caxambu, desenvolvido pela Epagri/SC, que apresenta baixo custo de instalação e dispensa a limpeza periódica, uma vez que a fonte fica completamente lacrada. O modelo Caxambu possui um sistema simples, onde toda a água é filtrada e a área em torno da nascente tem sua vegetação recuperada.

            A recuperação das margens dos rios está sendo feita através do plantio de mudas de árvores nativas e do cercamento das áreas onde as mesmas estão sendo colocadas. Esta recuperação das áreas que margeiam os rios do município é de grande valia para toda a população, pois garante que a qualidade e volume de águas permaneçam constantes.



            

Nenhum comentário:

Postar um comentário