quarta-feira, 29 de julho de 2015

SOS Nascentes


                A água é considerada um dos bens mais preciosos que a humanidade possui, desta forma, para que ela continue existindo em qualidade e quantidade suficientes para o abastecimento da população, é de suma importância que a mesma seja preservada. Sabe-se que as características da vegetação são fundamentais para a determinação da qualidade das águas, pode-se afirmar que a proteção de nascentes garante que as mesmas não sofram contaminação, evitando assim a proliferação de doenças.

                Para proteger as nascentes do município, a FUNDEMA em parceria com a Epagri vem realizando desde 2009 a implantação de proteção de nascentes por método CAXAMBU, tendo implantado mais de 100 unidades de proteção de fontes e recomposição de cerca de 6000 m² de APP.

                O método CAXAMBU foi desenvolvido pela EPAGRI, da cidade de Caxambu do Sul/SC, e é utilizada em diversos municípios do estado, possuindo grande eficiência e fácil instalação. Este método consiste basicamente na recomposição da vegetação ao entorno da nascente, e na construção de um “grande filtro” no próprio local de origem, o qual conta com um tubo de distribuição para a residência do proprietário do terreno e todo o excedente segue seu curso natural, mantendo assim a vazão natural de nossos rios.

                Os interessados em proteger as nascentes de sua propriedade, devem entrar em contato com a Fundação através do fone 3567-2880.


Nenhum comentário:

Postar um comentário